Home / Dicas e Truques / Tutorial: boot do windows 7 através de um pen drive

Tutorial: boot do windows 7 através de um pen drive

O primeiro passo importante a se fazer, é verificar se o seu computador tem suporte a fazer boot através da porta USB. O processo para verificar isso, varia de fabricante para fabricante. É possível verificar através do manual da placa-mãe ou ir direto na BIOS. Para acessar a BIOS, inicie o computador e logo na primeira tela onde aparece reconhecendo o HD e a leitoras, aparecerá qual tecla deve ser pressionada para entrar na BIOS. Como havia mencionado, depende de fabricante para fabricante. A maioria tem a tecla Del e outras a tecla F2. Daí para frente deverá localizar em qual opção do menu há o item Sequência de Boot. Neste processo, em muitos casos, reparei que não necessitava checar se existe suporte a USB, bastava conectar o pendrive no USB e quando ligar o computador, ao ir pressionando a Tecla F8 como se fosse entrar em modo de segurança do Sistema Operacional, aparece a opção para selecionar a mídia de boot, então é só selecionar a mídia correspondente ao USB.

Vamos ao processo do preparo do pendrive (Não esquecer de que o pendrive já deve estar conectado no computador).

1. No menu iniciar do Windows 7,  na parte inferior do menu onde se refere a pesquisar programas e arquivos, digite CMD. Aparecerá nas opções do menu o ícone referente ao “Prompt de Comando”. Aperte com o botão direito do mouse em cima deste ícone e depois clique com o botão esquerdo do mouse em “Executar como Administrador”. Aparecerá a tela do prompt de comando como é mostrado na imagem abaixo.


2. Na tela de prompt de comando, digitar DISKPART e depois pressionar a tecla <Enter>. Aparecerá na tela o prompt do DISKPART ;

3. Na tela do prompt do DISKPART, digite LIST DISK  e depois tecle <Enter>.  Aparecerá as informações referente aos discos conectados no computador.

4. Então, digite SELECT DISK Nº, onde Nº será o número do disco referente ao pendrive (Tomar cuidado para não digitar o número correspondente a outro disco).

5. Agora que a unidade USB está selecionada, digitar CLEAN e depois teclar <Enter>. Tenha certeza que não tem nenhum dado importante no pendrive, pois com este comando tudo será removido.

6. Após o comando acima, o qual limpou unidade conectada ao USB, digite CREATE PARTITION PRIMARYe depois pressione novamente a tecla <Enter>.

7. Após o comando acima, digite FORMAT FS=FAT32 QUICK e depois tecle <Enter>. Este comando, formatará o pendrive para o formato Fat32. O comando Quick não é o fundamental, coloquei apenas para que fizesse o processo de formatação de maneira rápida.

8. Terminada a formatação digite ACTIVE e depois tecle <Enter>.

9. Digite EXIT e tecle <Enter> para sair do prompt do DISKPART.

Terminado os processos acima, com o DVD do Windows 7 na leitora, abra o Windows Explorer do Windows 7 e copie todo conteúdo do DVD para dentro do pendrive. Caso tenha dificuldades em abrir a janela de gerenciador de arquivos do Windows 7, digite EXPLORER na opção pesquisar programas e arquivos do menu do Windows 7 e depois pressione a tecla <Enter> que abrirá a janela do Explorer. Da mesma maneira como foi feito com o Prompt de Comando.

Pronto! Agora é só iniciar o computador e fazer o boot conforme o processo explicado no inicio deste artigo.

Sobre Junior Romera

A Nova Forma Host (nfhost) foi idealizada por Junior Romera baseando-se em sua experiência adquirida durante anos, trabalhando com desenvolvimento de sistemas web sites, então a partir de Abril de 2005 com a alta demanda significativa em projetos voltados para WEB, surgiu a NFHost.

Além disso, verifique

Algumas funções do WordPress

Quem trabalha com WordPress sabe muito bem, que sempre tem aquelas funções que resolvem a vida, mas …

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com