Home / Destaque / Erro inesperado netscape javascript Coleta Web ao transmitir DBE. Resolvido.

Erro inesperado netscape javascript Coleta Web ao transmitir DBE. Resolvido.

errocoletawebjavascript

Alguns usuários começaram a enfrentar erros na transmissão do DBE (Documento Básico de Entrada) ao utilizarem o navegador padrão Internet Explorer 11 e o Java atual (Java 8.121). A mensagem de erro mais comum era a seguinte: Erro inesperado-netscape.javascript.JSException:Unknown source:No description. ou Erro inesperado – null
Então, quem verificou nosso artigo anterior começou a utilizar o navegador Mozilla Firefox para o acesso ao Coleta Web e conseguiu alterar, assinar e transmitir documentos sem erros.
Mas isso mudou no dia 07 de Março, quando foi lançada a atualização para a versão 52 do Mozilla Firefox abandonando de vez plugins como Silverlight e o nosso “querido” Java, necessário para o uso do Coleta Online, Conectividade Social ICP, entre outros.

Acessar com uma versão anterior do Mozilla Firefox

Testamos com nossos clientes e a versão anterior a 52, ou seja, a versão 51 do Mozilla Firefox está funcionando 100% com o Java devidamente configurado.
Por isso, vamos deixar duas alternativas aqui neste artigo, de como utilizar a versão 51:
Desinstalar a versão 52, instalar a versão 51 e desativar as atualizações automáticas do navegador.
ou
Manter o Firefox atualizado e utilizar a versão portátil da versão 51 (Firefox Portable Ver. 51).Pra quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a transmissão do DBE utilizando a versão 8.77 do Java e o Internet Explorer 11 e conseguimos transmitir sem erros. Mas vale lembrar que, caso funcione pra você, esta é uma solução paliativa, já que não recomendamos, por questões de segurança, que se mantenha versões desatualizadas do Java instaladas.

Desinstalando a versão 52 do Mozilla Firefox

Acesse o Painel de Controle do Windows e vá até o menu Programas e Recursos e/ou Desinstalar um Programa;
Na lista de programas, selecione Mozilla Firefox 52 (ou superior) e clique no botão Desinstalar (ou apenas dê dois cliques em cima do item);
Siga os passos para a desinstalação;

Baixando e Instalando a versão 51

Clique aqui para baixar a versão 51 do Mozilla Firefox;
Após baixar o arquivo, execute-o e instale a versão 51 do Mozilla Firefox;

Em alguns casos, pode ser que o Firefox se atualize automaticamente logo após a instalação da versão antiga. Se isso ocorrer, desinstale novamente o Firefox e, antes de instalar novamente a versão 51, desative a internet e só volta a ativá-la após realizar o procedimento a seguir:

 

Desativando as Atualizações Automáticas

Com a versão 51 do Firefox instalada, clique no Menu (no canto superior direito do navegador) e depois clique em Opções;

Opções Firefox

Em Opções, clique na aba Avançado e depois em Atualizações;

desativar atualização firefox
Em Atualizações do Firefox marque a opção Nunca Verificar e também desmarque abaixo a opção Usar um serviço para instalar atualizações em segundo plano.
Caso você tenha desativado a internet antes, agora você já pode ativá-la novamente.

Agora você já possui a versão antiga instalada e já pode tentar acessar o Coleta Web, não esquecendo de configurar o Java corretamente (veja no final do artigo).

Conexão Insegura

Se ao acessar o site do Coleta Web você se deparar com a mensagem: Sua conexão não é segura, siga os passos abaixo:
Clique em Avançado, role um pouco a página se precisar e em seguida clique em Adicionar Exceção..

Conexão não é Segura Firefox

Na próxima janela que abrir, deixe marcada a opção Salvar esta exceção permanentemente e então clique em Confirmar Exceção de Segurança.

target=
Após seguir os passos, você deverá então ter o acesso ao site do Coleta Online.

Baixando e Instalando o Firefox Portable versão 51

Clique aqui para baixar a versão 51 Portable do Firefox.
Após baixar, execute e então escolha a pasta onde você quer que os arquivos sejam instalados. Como padrão, o caminho será o mesmo em o arquivo baixado foi salvo, geralmente a pasta Downloads, mas você pode mudar e criar uma pasta FirefoxPortable no Disco Local C ou na pasta Documentos, se preferir. Veja a imagem:

instalar firefox portable 51

Após concluir a instalação, não marque a opção para Executar o Firefox Portable ainda.
Abra a pasta que você escolheu ou criou para a instalação do Firefox Portable, em seguida abra a pasta App. Dentro da pasta App, abra a pasta Firefox (não a Firefox64, pois você deve ter o Java 32 bits instalado na máquina.). Na pasta Firefox, role a página e procure pelo arquivo Firefox.exe.
Com o botão direito do mouse, clique no arquivo Firefox.exe, posicione o mouse em Enviar Para e clique em Área de Trabalho (criar atalho).

criar atalho firefox portable

Agora vá até a sua Área de Trabalho e veja o atalho criado. Provavelmente estará como firefox.exe-Atalho. Você pode ainda renomeá-lo para Firefox Portable 51, clicando com o botão direito do mouse e depois em Renomear ou então clicando uma vez e pressionando a tecla F2 do teclado para iniciar a edição do nome.

Sobre Junior Romera

A Nova Forma Host (nfhost) foi idealizada por Junior Romera baseando-se em sua experiência adquirida durante anos, trabalhando com desenvolvimento de sistemas web sites, então a partir de Abril de 2005 com a alta demanda significativa em projetos voltados para WEB, surgiu a NFHost.

Além disso, verifique

Algumas funções do WordPress

Quem trabalha com WordPress sabe muito bem, que sempre tem aquelas funções que resolvem a vida, mas …

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com