Home / Dicas e Truques / DU Speed Booster, app otimizador para Android

DU Speed Booster, app otimizador para Android

As ferramentas do DU Speed Booster

Tela inicial do DU Speed Booster.

O visual do DU Speed Booster é agradável. Geralmente torço o nariz para apps que fogem das diretrizes de design da plataforma, no caso do Android, do Material Design, mas pelo menos aqui há uma identidade própria, de bom gosto e consistente. Outro ponto positivo é estar totalmente localizado, em (bom) português.

A tela inicial traz um “status” do smartphone, mais ou menos como o potencial usado (56%, no meu caso) dentro do possível (100%). Ele funciona, também, como um botão faz-tudo: dê um toque, e as ferramentas granulares, que aparecem no rodapé desta tela, serão ativadas todas de uma vez.

Mas, pessoalmente, acho melhor ir direito nas ferramentas granulares, até porque nem tudo é tão interessante, ou útil em toda sessão. Na sequência comentarei cada uma das seis ferramentas.

Acelerador

Simplesmente limpa a RAM do dispositivo. Algumas fabricantes, como LG e Samsung, trazem esse recurso embutido na tela de multitarefa. E… bem, voltamos à questão de qual aparelho você está usando. Se for um bom, com 2 GB de RAM, isso dificilmente surtirá algum efeito. Afinal, memória não usada é memória desperdiçada.

Esse acelerador só tem razão de ser em cenários específicos, como em smartphones com pouca RAM após alguma sessão mais pesada no Facebook, ou navegando em páginas web. Mesmo com as melhorias nas versões mais recentes do Android, o sistema ainda castiga a memória quando em pouca quantidade e pode não conseguir lidar com as demandas do uso em situações de estresse. Mas, novamente: é um recurso de utilidade limitada e na maioria dos casos você passará bem se ignorá-lo.

Limpar lixo

Ferramenta de remoção de lixo do DU Speed Booster.

Este é útil caso você tenha (a infelicidade de usar) um smartphone com 4 GB de memória de armazenamento ou menos. Ele contempla também a RAM, mas é só desmarcar o primeiro item (“Memória”) para tirá-la da jogada.

O segundo grupo, “Cache,” diz respeito ao cache que diversos apps fazem para ficarem mais ágeis. O problema é que alguns abusam, ficam inchados depois de um tempo de uso, consumindo um espaço que pode ser precioso. É preciso equilibrar a necessidade de espaço e desempenho, mas seguindo a lógica, não adianta muito ter apps rápidos se eles não tiverem espaço para gravar informações.

Há um terceiro grupo, “Lixo do sistema,” composto por miniaturas da galeria e pastas vazias. O espaço consumido por esses elementos é ínfimo, e a abertura da galeria de fotos demorará mais sem as miniaturas, então, não compensa.

No canto superior direito dessa tela há um atalho para o “Limpador avançado,” que permite acabar com arquivos com mais de 10 MB e vídeos. As chances de apagar algo que não queria são grandes, mas dependendo do que você faz com o smartphone, essa ferramenta pode servir para agilizar as coisas. Use com parcimônia e atenção.

Aplicativos

Este funciona como um acelerador mesmo, mas do trabalho de ficar tocando na tela. Em vez de desinstalar apps um a um, como é padrão no Android, basta selecionar todos os que desejar remover e tocar em um botão. É uma desinstalação em lote.

A ferramenta também abriga apps do sistema numa segunda aba, mas em vez de desinstalá-los, ela apenas os desativa. Existe uma lixeira (canto superior direito) que guarda esses, permitindo a reativação com um toque.

Na tela anterior há um gerenciador de APKs (instaladores), útil para apagar aqueles já usados e que só ocupam espaço, e links para ofertas de apps e jogos gratuitos — o pessoal que faz o DU Speed Booster precisa ganhar algum, e recomendar apps de terceiros é um desses meios de faturamento.

Rede

É, não deu...

É um mero medidor de ping e velocidade (download e upload) da rede. Ele tem uns recursos interessantes, como um ranking global — no momento em que testei o Brasil aparecia na 88ª posição, com média de 4,74 Mb/s. E tem navinhas no comparativo da sua conexão com a média das de outros países!

Segurança

Não brinca.

Nesta área fica o antivírus, que… bem, você já sabe: não me parece útil para a maioria das pessoas. Ao lado dele, porém, existe um gerenciador de permissões bem legal. Não dá para desabilitar permissões de apps individualmente (é uma limitação do Android, pelo menos até a versão 5.1), mas ele dá uma visão panorâmica de quais apps usam que recursos, com um botão rápido de desinstalação. Se você ver algum joguinho insuspeito enviando mensagens SMS ou lendo o seu registro de chamadas, já sabe o que fazer.

Bateria

O último item é um convite a testar outro app do Baidu, o DU Battery Saver. Talvez em outro post…

Acelerador de jogos

À direita da tela principal do DU Speed Booster existe um acelerador de jogos. Ele lista todos os que estão instalados no dispositivo, permite criar uma pasta na tela inicial contendo eles e serve, também, como um lançador que “otimiza” os jogos — leia-se: limpa a memória para amenizar eventuais engasgos.

É o mesmo caso relatado no acelerador de uso geral: se o seu smartphone ou tablet tem bastante RAM e não costuma sofrer para rodar os jogos, o DU Speed Booster não fará muita diferença. Para aparelhos mais simples esse acelerador pode surtir efeito, servindo como uma maneira mais rápida de dar prioridade total ao jogo que será aberto.

Configurações

Após abrir o DU Speed Booster pela primeira vez, o app coloca um monitor de RAM na tela inicial do Android. Tem quem goste de ter esse número sempre na cara; eu, não. (Ele também serve de atalho para a otimização. Com navinha!)

Para removê-lo, toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela inicial do app, entre em Configurações, depois em Janela flutuante e desmarque a primeira opção.

A opção abaixo dessa, aliás, é legal. Em Barra de notificações é possível acrescentar uma barra de atalhos rápidos na cortina de notificações do sistema. Para quem usa um sabor puro do Android, como o da Motorola, pode ser útil. (E está disponível em duas cores, uma escura, outra clara, para combinar com diversos launchers.)

Barrinha de atalhos rápidos.

As configurações ainda trazem opções para excluir tarefas da aceleração e “lixo” a ser ignorado. Também é possível programar acelerações segundo diversos critérios/gatilhos, o que te livra do trabalho de fazê-las manualmente.

A última opção é uma “configuração de serviço,” marcada por padrão, que habilita o compartilhamento de informações anônimas de uso do app com o Baidu. Caso sinta-se desconfortável, basta desmarcá-la para cessar o envio.

Vale a pena?

Nos últimos anos o hardware dos smartphones e tablets se desenvolveu com muita rapidez. Hoje, mesmo dispositivos intermediários oferecem, pelo menos num primeiro momento, desempenho suficiente para dispensar aceleradores como o DU Speed Booster. Se você usa um smartphone topo de linha, então, passe longe; não precisa.

Só que o mundo não é composto apenas de Galaxy S, Xperia Z, G3 e Moto X. Tem muito aparelho mais simples sendo vendido e que, a despeito dos esforços do Google em otimizar o Android, ainda penam para rodá-lo satisfatoriamente. Aí o DU Speed Booster faz sentido.

Usuários mais exigentes que possuem esses modelos mais humildes formam o que considero o público-alvo do app. Se o smartphone estiver engasgando e lento, vale o teste — o app é bonito, bem feito e tem ferramentas úteis em meio a algumas nem tanto. E se em último caso ele não surtir efeito ou piorar a situação, a desinstalação é simples como a de qualquer outro app.

Baixe o DU Speed Booster aqui.

Sobre Junior Romera

A Nova Forma Host (nfhost) foi idealizada por Junior Romera baseando-se em sua experiência adquirida durante anos, trabalhando com desenvolvimento de sistemas web sites, então a partir de Abril de 2005 com a alta demanda significativa em projetos voltados para WEB, surgiu a NFHost.

Além disso, verifique

Algumas funções do WordPress

Quem trabalha com WordPress sabe muito bem, que sempre tem aquelas funções que resolvem a vida, mas …

7 comentários

  1. Du Speed é uma droga, parceiro. Mais uma armadilha da Baidu que agora vem pra ferrar o celular

  2. As mesmas práticas e as mesmas porcarias que a Baidu inventa pra ganhar mercado.. tsc tsc.. Esse Du Speed é mais uma delas

  3. Du Speed é cilada da Baidu. Programa suspeito que bloqueia outros apps. Lixo.

  4. De boa. Esse Du Speed aparece como banner em tudo quanto é app gratuito que vc vai baixar na play store. Até quando vai continuar essas práticas?

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com