Home / Curiosidades / Calculadora do governo informa quanto tempo falta para você se aposentar

Calculadora do governo informa quanto tempo falta para você se aposentar

INSS, ou aposentadoria, virou sinônimo de dor de cabeça depois que a reforma da previdência foi anunciada a fim de aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores brasileiros.

Mesmo que não tenha sido aprovada, é bastante controverso o que o governo quer impor. Desde então, essa PEC já passou por algumas mudanças e hoje mantém a idade mínima para requerer o benefício — a partir dos 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, ou um mínimo de 25 anos de contribuição.

Mas a verdadeira pergunta é, como saber ao certo quanto tempo falta para você se aposentar de verdade? Você se lembra quando foi a primeira vez que teve sua carteira de trabalho assinada ou quando foi que pagou o “benefício” pela primeira vez?

INSS

Calma, que é possível saber ou pelo menos ter uma ideia de quanto tempo falta. Através de um portal do governo chamando Cidadão.br, é necessário, primeiramente, realizar um cadastro fornecendo informações como: nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da sua mãe — vale lembrar que você pode ter problemas com a forma como o nome da sua mãe está cadastrado no banco de dados deles, caso ela seja divorciada ou esteja cadastrada com o nome de quando era solteira. Se caso você não conseguir, confirme com ela ou entre em contato com a central por telefone.

Vale lembrar que, caso apareça que você já atingiu o prazo mínimo de contribuição e já pode dar entrada na sua aposentadoria, certifique-se dessa informação comparecendo a uma das agências do INSS pessoalmente, pois pode haver divergência entre informações do site e o que está no sistema do governo.

Simulação sem cadastro no portal Cidadão.br

É importante saber que, para uma informação mais próxima da realidade, você precisará estar com sua carteira de trabalho em mãos:

  1. Acesse o portal Meu INSS

1

  1. Preencha de acordo o campo “Data de Nascimento”.

2

  1. Preencha de acordo o campo “Sexo”.

3

  1. Adicione o período de trabalho em todas as empresas pelas quais você já passou. Basta clicar na opção “+”.

4

  1. Depois de clicar na opção “+” anteriormente, você deverá preencher as datas de “Admissão” e “Fim” conforme consta na sua carteira de trabalho.

5

  1. Caso você tenha trabalhado em mais de uma empresa, será necessário repetir os passos 4 e 5 até todas estarem listadas, lembrando que deve ser uma por uma.

6

  1. Depois que todas as suas experiências profissionais estiverem preenchidas, e você clicar em “Simular”, aparecerá na tela abaixo o tempo que ainda resta de contribuição. Para mais informações, você pode clicar em “Detalhar”.

7

  1. Clicando em “Detalhar”, será feito o download de um arquivo em PDF no seu PC, apresentando informações mais específicas sobre a sua futura aposentadoria.

8

Simulação com cadastro no portal Cidadão.br

  1. Acesse o portal Meu INSS e selecione a opção “Faça login para carregar seus vínculos automaticamente”.

cad 1

  1. Na tela que surgir, inclua seus dados de login e senha ou faça o cadastro de acordo clicando em “Cadastre-se”.

cad 2

  1. Preencha o formulário de acordo com as suas informações. Lembrando que, conforme comentado no início deste tutorial, caso a sua primeira tentativa no campo “Nome da Mãe” não dê certo, confirme o nome de solteira dela ou entre em contato com o SAC para confirmação.

cad 3

  1. Você receberá uma senha provisória para acesso ao portal.

cad 4

  1. Acesse novamente o portal Meu INSS e clique em “Entrar”.

cad 5

  1. Preencha as informações na sequência com seu “CPF” e a senha provisória fornecida, e não se esqueça de clicar na caixa captcha para provar que você não é um robô antes de clicar em “Entrar”.

cad 6

  1. O portal vai pedir para você alterar a sua senha provisória. Depois que você fizer isso, aparecerá na sua tela a calculadora já com as informações de quanto tempo resta para você se aposentar.

Sobre Junior Romera

A Nova Forma Host (nfhost) foi idealizada por Junior Romera baseando-se em sua experiência adquirida durante anos, trabalhando com desenvolvimento de sistemas web sites, então a partir de Abril de 2005 com a alta demanda significativa em projetos voltados para WEB, surgiu a NFHost.

Além disso, verifique

O menor gato do mundo

Este é o gato-ferrugem (Prionailurus rubiginosus), o menor felino do mundo e um forte concorrente …

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com