Dia da Amazônia é celebrado hoje, 05 de setembro, para enaltecer a maior floresta tropical do mundo e uma das maiores riquezas naturais do Brasil. E também para alertar a população: sua capacidade de absorção de carbono está chegando à zero!

Com mais de sete milhões de km², a Floresta Amazônica abrange sete estados brasileiros e nove países da América Latina. E não foi atoa que criaram o Dia da Amazônia para celebrar o tesouro brasileiro, data escolhida em homenagem a criação da Província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II.
A Amazônia abriga inúmeras espécies da fauna e da flora (muitas ainda desconhecidas). Pela grande extensão territorial, conseguimos entender a sua importância para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Devido a sua riqueza natural, a Floresta Amazônica tem sofrido, cada vez mais, com a interferência humana em atividades como a agroindústria, pecuária, hidrelétricas, extração de madeira (legal e ilegalmente) e a mineração.
Tais práticas são inerentes a economia e desenvolvimento do Brasil, mas é preciso alertar a população sobre o desmatamento que está, infelizmente, esgotando os recursos da Amazônia.
O Dia da Amazônia tem o objetivo de gerar reflexões sobre o limite sustentável da floresta. Como é possível gerar desenvolvimento e recursos provenientes da biodiversidade, sem que seja necessária destruição tamanha?
O Dia da Amazônia e a redução de recursos da floresta

Durante o Workshop “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, realizado no dia 16 de agosto, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), os cientistas participantes alertaram para a capacidade de absorção de carbono da Floresta Amazônica que está se reduzindo à zero.
O evento, que foi organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Inpa e Instituto Wilson Center, abordou o tema para a discussão sobre a estabilidade do clima do planeta Terra.
Nos últimos 20 anos, a vegetação da Floresta Amazônica possuía uma capacidade significativa em absorver carbono, o que garantia a estabilidade da atmosfera em relação à liberação de dióxido de carbono. Porém, essa capacidade está se esgotando e os cientistas consideram a atual situação muito preocupante.
Entenda
As florestas tropicais, como a Amazônia, são consideradas os maiores estoques de carbono na Terra. Ele é tão importante, pois é o quarto elemento mais abundante na atmosfera e um dos gases de efeito estufa. Dessa forma, se a floresta produz mais fotossíntese do que perde carbono, ela aumenta sua biomassa e estabiliza a atmosfera.
Julgando um possível cenário do futuro climático, a Amazônia pode começar a perder carbono para a atmosfera, o que aumentaria o aquecimento global, pois ela representa 10 anos de queima de combustível fóssil.
A região Norte do Brasil como um dos principais elos da Amazônia
A Região Norte do Brasil é responsável por quase toda formação da Região Amazônica e é considerada uma das mais precárias em questão de saneamento básico. Tais números trazem preocupação para a preservação da Amazônia e até mesmo para a equidade do bem-estar humano.
À título de exemplos, há capitais nortistas, principais municípios da Região Amazônica, com indicadores de atendimento em água próximos ou abaixo de 50%, como é o caso de Porto Velho (RO) e Macapá (AP), abastecendo apenas de 36% da sua população com água tratada.
No Estado do Amazonas a situação não é diferente, com 76% das residências de seus municípios com água tratada, enquanto o seu índice de perdas na distribuição de água é de 44%.
Isto é, o estado tem a maior parte da floresta, com uma porcentagem invejável de água doce, mas ainda não consegue ofertá-la para toda sua população para consumo, assim como desperdiça a água limpa, já tratada, quase pela metade.
Hoje, a cobertura de esgoto da Região Norte é a mais baixa do País. Menos de 8% de toda população nortista vive sem acesso à coleta dos esgotos, agredindo nosso imenso bioma e colocando em risco o meio ambiente da região.
Dia da Amazônia: Como ela é importante para nossas vidas
Antes de tudo, é importante compreender a importância da Amazônia e quão necessária ela é para nossa sobrevivência:
– É na Amazônia que nasce os rios flutuantes, trazendo chuvas para as demais regiões do Brasil;
– A Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo;
– A Amazônia possui mais de 30 mil espécies de plantas
Deixe um comentário