Este recurso é chamado Conversa em um clique. Trata-se de um atalho que, ao ser aberto no navegador, te leva à janela de conversação com o número desejado, disposto no endereço da página.
O endereço é o seguinte:
https://wa.me/número do telefone
No lugar de número do telefone
, você coloca o telefone completo da pessoa com quem deseja falar, incluindo o DDI. O DDI do Brasil é 55 e, no caso da Conversa em um clique, não precisa colocar o 0 (zero) nem o sinal de + (mais) antes. Não se esqueça, também, do DDD, que varia de região para região.
Um exemplo prático. Digamos que eu queira mandar uma mensagem para o número 12345 1234 de São Paulo, onde o DDD é 11. O endereço para abrir a janela seria o seguinte:
Basta acessá-lo no navegador (Chrome, Safari etc.) que uma mensagem perguntando se deseja abrir o WhatsApp aparecerá. Obviamente, é preciso ter o app instalado no smartphone.
Essa dica também funciona para o WhatsApp Web. Ao acessar um endereço do tipo no navegador, ele abrirá a versão web diretamente.

Para quem tem sites e quer divulgar o número para um público amplo e difuso, existe a opção de pré-programar uma mensagem no link. Voltando ao nosso número de exemplo, o link abaixo abre a mesma janela de conversa, mas com o texto “Oi, tudo bem?” pronto para ser enviado:
Note que, no lugar dos espaços, coloquei o código %20
. Resumindo um negócio complexo, é por esse código que os navegadores web entendem o espaço.
Um jeito mais fácil
Não é muito difícil lembrar do endereço, mas existe uma maneira ainda mais fácil de abrir conversas no WhatsApp com números que não estão salvos na agenda.
O ZapDireto é um site que traz uma interface simples para essa tarefa. Criado por Juan Lourenço, administrador de São Paulo, e Rafael Toledo, programador de Maringá, ele apenas pede o número desejado e faz aquele trabalho descrito acima automaticamente.

A dupla criou o site por necessidade pessoal. “Eu sofria cadastrando pessoas nos contatos só pra falar algo temporário — por exemplo, interessado em comprar algo meu no OLX ou alguém que encontrei no trabalho, preciso mandar algo, mas não vou manter contato depois, ou um fornecedor/loja que tem WhatsApp”, explicou Lourenço.
Outro ainda mais fácil (mas só no iOS)
Após a publicação desta dica, o leitor Andrey compartilhou nos comentários um atalho para o iOS/iPhone para a mesma finalidade, o Chamar no Zap.
Para usar o “Chamar no Zap” (nome do atalho), é preciso ter o app correspondente instalado — baixe-o aqui, gratuitamente.
Feito isso, basta tocar no atalho (dá para colocá-lo na área de widgets do iOS, à esquerda da tela inicial) e escolher se deseja colar o telefone da área de transferência (e, nesse caso, não precisa colocar o DDI).
Atenção à privacidade
Importante notar que, em qualquer desses modos, a outra pessoa fica sabendo o seu número do celular, já que esse dado é impossível de ser ocultado de contatos que não estão na sua agenda no WhatsApp. Outros, como foto do perfil, recado (mensagem que aparece embaixo do nome) e o “visto por último”, podem ser restritos a apenas contatos. Para isso, vá às opções do aplicativo e, lá, entre em Conta
e, depois, Privacidade
.
Deixe um comentário