A verdade é que a criatividade não surge do nada e por vezes é fundamental, especialmente para nós Publicitários e Designers. Se os anúncios não forem criativos, não vendem. Daí por vezes ter de se recorrer a certas técnicas para estimular a criatividade e trabalharem melhor.
1.Técnica das comparações e metáforas
A ideia aqui é focar-se num problema e estabelecer uma comparação com algo que tenha semelhanças.
2.Técnica de associação de ideias
Procure associar palavras, conceitos e objectos de forma a gerar mais criatividade.
3.Técnica da inversão dos pressupostos
Inverter as ideias mais básicas de forma a encontrar novas abordagens para os problemas.
4.Técnica da listagem de atributos
Analisar e melhorar aspectos que normalmente passam despercebidos, como por exemplo, os atributos de um determinado produto.
5.Técnica de Brainstorming
Considerar todas as ideias que venham á cabeça e iniciar um processo de eliminação, chegando assim á ideia definitiva.
6.Técnica de Brainwriting
A versão silenciosa do brainstorming, feita por escrito.
7.Técnica de intuição consciente
Em primeiro lugar, feche os olhos e tente visualizar o seu problema, imaginando cenários o mais detalhados possível e, de seguida, abra os olhos e aponte o que imaginou. Entre as imagens e detalhes poderá encontrar a solução.
8.Técnica da descontinuidade
Ao actuar de forma diferente da habitual, força assim a sua mente a encarar o mundo de forma diferente, o que o leva a ser mais criativo.
9.Técnica dos desenhos
Sentar-se e desenhar a sua interpretação do problema de forma a atingir uma solução.
10.Técnica da divagação
Deixar a sua mente divagar pode ser muito útil.
11.Técnica da Gordon/Little
Chegar ao conceito mais abstracto possível relacionado com o problema e ir-se aproximando da solução real.
12.Técnica dos seis chapéus
Esta técnica identifica seis tipos de pensamento, que deverão ser aplicados individualmente a cada chapéu:
Branco: olha para os factos sem fazer julgamentos.
Encarnado: utilizado para expressar sentimentos e dar respostas intuitivas.
Preto: utilizado para examinar obstáculos e as razões por que determinada decisão não deu certo.
Amarelo: procura os benefícios de um projecto
Verde: o chapéu das alternativas, das ideias provocadoras e da mudança.
Azul: ajuda a identificar o chapéu que terá que usar em cada momento.
13.Técnica do mapa mental
O objectivo desta técnica é dar a maior liberdade possível à mente:
Escreva o tema central no centro de uma folha
Desenhe diversas linhas a partir dele e escreva nos seus extremos palavras-chave
Gere ideias a partir de cada uma das palavras-chave
Estabeleça as relações que quiser entre cada uma delas
Analise as combinações geradas
Existem muitas mais técnicas para estimular a criatividade, mas estas são das mais utilizadas e tendem a gerar bastante critividade na maioria dos trabalhadores. Se trabalha num ramo que o obriga a puxar imenso pela cabeça e atingir o clímax criativo, não pode definitivamente deixar estas sugestões escapar.
Deixe um comentário