Nem sempre é fácil descobrir por que seu computador está lento ou travando a todo momento. Para os usuários avançados, uma olhada no Gerenciador de Tarefas do Windows pode ajudar a encontrar qual é o gargalo da máquina (ou qual é o software guloso que está consumindo todos os recursos do PC). Faltava um programa mais simples para diagnosticar o problema… até agora.
O WhySoSlow é um aplicativo que mostra indicadores que podem ser úteis para entender qual é o problema do PC. Na tela principal, ele mostra a frequência, temperatura e utilização do processador, bem como a responsividade do kernel e dos aplicativos, consumo de RAM e falhas de páginas. Os máximos, mínimos e médias são gravados; quando um indicador estiver acima do ideal, as cores e ícones mudam para alertá-lo do problema.
Com esses recursos, o WhySoSlow seria apenas um Gerenciador de Tarefas simplificado. É aí que entra o principal recurso do aplicativo: clicando no botão Analyze, ele gera um relatório detalhado mostrando por que o Windows está lento. Assim, dá para saber se o seu processador está diminuindo a frequência de maneira forçada devido à alta temperatura, ou se a RAM é insuficiente, ou mesmo se o HD está muito fragmentado.
Caso o Windows esteja tão instável a ponto de você não conseguir mais abrir o Gerenciador de Tarefas, o WhySoSlow inclui um recurso chamado AntiFreeze, que pode ser acessado pressionando Ctrl+Alt+F10 e funciona como um matador de processos de emergência.
Você pode baixar o WhySoSlow gratuitamente na página do desenvolvedor, para Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 e Windows Server 2012, tanto para computadores 32 bits quanto 64 bits.
O software ainda é beta, então pode haver algumas falhas (e a interface do aplicativo parece coisa do século passado). A versão atual (0.95) está programada para deixar de funcionar em 31 de janeiro de 2016.
Deixe um comentário